A arte de tretar – George Carlin

George Carlin foi um comediante de stand-up – além de ator, autor e crítico social – que infelizmente já faleceu. E não apenas um mero comediante, mas um dos maiores, que influenciou colegas e gerações do humor. BÃT, graças às internétchy, muitos vídeos e performances dele estão disponíveis para todos nós apreciarmos.

Apreciarmos a boa e velha arte do sarcasmo, humor negro, agressivo e crítico. ❤

Acho que isso resume muito bem a arte de George Carlin (sim, comédia e stand-up também é arte, sabia não? Ou tu acha que arte é só pintura à óleo?). As performances dele são sempre regadas a muito humor negro, e, em sua maioria, com muita pimenta (a.k.a agressividade, provocações e cutucadas em tabus sociais, hipocrisias e perspectivas paradoxais).

É possível que você tope com algum vídeo dele cujo assunto te choque feito fratura exposta. É exatamente esse o objetivo. Se tu se sentiu ofendido, chocado, indignado com o que ele fala… parabéns, você acabou de ser arrebatado pela obra dele. :p

Se tu tiver discernimento e neurônios suficientes, vai perceber que o trabalho dele É provocar. Se tu não perceber a camada sarcástica do humor negro e agressivo dele, tu vai ficar mimizento e achar que ele é um monstro insensível e que tá tentando doutrinar as pessoas, destruir seus sonhos, esmagar suas perspectivas de vida, arregaçar a hipocrisia da sociedade, atacar a “lógica” religiosa e disseminar comportamento agressivo.

(Bom, algumas dessas coisas, ele faz de fato huehuehuehue)

Ele VAI trazer à tona tabus e comportamentos sociais, e vai abordá-los de uma maneira nada ortodoxa. Justamente pra te chocar. Mas longe de ser uma incitação ao ódio, o que ele faz é chacoalhar as tuas bases pra que tu fique indignado. Mas não com ele. Com o mundo. Com a humanidade.

Hoje, na atual situação do Brasil e do mundo, já temos indignação suficiente. O que tá faltando, desta vez, é cérebro mesmo.

“Mas Ana, todo comediante é um artista então?”

Olha, poderia dizer que, na teoria, sim. Na prática, digo apenas: Danillo Gentilli.

HUE

Meu sonho seria ver um embate entre o Carlin e o Danilo Gentilli. Gente, o Gentilli iria ser deliciosamente empalado pelo Carlin. Que não moveria um músculo. *__*

O humor típico do Gentilli, ou o estilo Zorra total (o antigo, não o atual, que fique claro!), por exemplo, estão longe de ser arte. Pelo contrário, são o oposto disso. Um lixo que infecta o ser humano feito peste.

Porquê?

Porque “arte” é algo cuja função é transformar o indivíduo. Seja através da beleza e estética, seja através da crítica aos problemas do mundo, seja buscando meios de solucionar questões importantes, seja oferecendo válvulas de escape e expressão emocional, seja sendo objeto de terapia.

ARTE É ARREBATAMENTO. ARTE É TRANSFORMAÇÃO.

ARTE É QUESTIONAMENTO. ARTE É RESISTÊNCIA.

O humor de pessoas como o Gentilli nada mais é que um desfavor à sociedade, apenas propagando ódio e preconceito disfarçados de comédia.

Enfim. Voltando ao que interessa, separei quatro vídeos, legendados, do Carlin. Com assuntos distintos, são apenas exemplos. Tu pode vadiar por horas no Youtube explorando muitos outros vídeos dele, legendados ou não.

Vale relembrar a acidez e sarcasmo da abordagem dele. Perceba a camada crítica do humor. Entenda o contexto social criticado. Reflita como a abordagem dele pode, ou não, se encaixar nos contextos atuais de questionamentos sociais. J

Go!

E, hoje em especial, “Namastreta”. :p

Anúncios

Sobre Siluriana

Sou um de muitos alter-egos, procurando alguma organização interna. :)
Esse post foi publicado em Porque arte nunca é demais, Procrastinação e Cultura e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s